Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Editorial - Ética Médica
Notícias
Qui, 27 de Julho de 2017 09:16

A palavra ética, do latim “ethicus” e do grego “éthicos” é o ramo de conhecimento que estuda a conduta humana, estabelecendo os conceitos do bem e do mal, numa determinada sociedade e em espaço de tempo.

No dicionário, a ética significa praticar o bem, ação correta, dever, a obrigação, a virtude, a liberdade, a racionalidade, a escolha.

A ética retrata o acordo entre a consciência e os preceitos consagrados. Seria uma avaliação dos costumes, podendo aceitá-los ou não.

Alguns autores consideram que a ética nada mais é do que o comportamento humano, visando a sua valorização, ou seja, atribui-se significados e valores aos atos, com a finalidade de avaliar o que é bom e o que é mau.

Grosseiramente, podemos dizer que a ética acompanha a moral.

Naturalmente, os pressupostos de ética médica são direcionados aos médicos no seu exercício profissional, ou seja, durante o ato médico.

Desde o juramento de Hipócrates já ficava evidente o tríplice compromisso dos médicos com os doentes, com os colegas e com a sociedade, dentro desta ordem hierárquica. O médico hipocrático contentava-se como prêmio de uma vida digna, com a boa fama e com o legado que deixaria a seus descendentes de um nome honrado e digno de ser homenageado.

Atualmente, o médico se compromete com a humanidade e com o paciente. Só depois com a sociedade ou com o Estado.

Os conceitos de ética médica e moral estão muito próximos e imbricados, dificultando a sua definição.

Para o médico exercer a Medicina com a ética dentro dos princípios hipocráticos, tem como referência o Código de Ética Médica, alencado na ética e moral.

Diante do exposto nos conduz à necessidade da criação de normas de condutas para que o exercício profissional não extrapole o direito do paciente e respeite sua autodeterminação.

Assim, baseando-se nesses princípios, permite que a Medicina pode ser exercida de forma digna através de doutrinamento apropriado.


José Bernardes Sobrinho
Presidente do CREMAM
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

©PORTAL MÉDICO 2010- 2018 - O Site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas -Todos os Direitos Reservados
Av. Senador Raimundo Parente, 6 - Pça. Walter Góes - Alvorada - Manaus - Amazonas - CEP: 69048-662 - Fone: (92) 3656-0531 / (92) 3656-0532 / (92) 3656-0536 - Tel Claro: (92) 3090-6933
Funcionamento de 08:00 às 15:00 horas