Rede dos Conselhos de Medicina
CREMAM PARTICIPA DA PRIMEIRA OFICINA DO COMPLEXO HOSPITALAR DA ZONA NORTE
Notícias
Sex, 31 de Janeiro de 2020 08:39

altaltCREMAM PARTICIPA DA PRIMEIRA OFICINA DO COMPLEXO HOSPITALAR DA ZONA NORTE

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), Dr. José Bernardes Sobrinho, participou da abertura da 1ª Oficina de Hemoterapia, realizada no auditório do HPS Delphina Aziz, no dia 29 de janeiro de 2019, às 14 horas. O evento foi destinado para os profissionais da saúde como: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O primeiro palestrante foi o hematologista e hemoterapeuta Dr. Nelson Fraiji. Na oportunidade, o médico falou sobre a proposta do Programa de Hemoterapia Pública no Amazonas, em 1979; o início do PROSANGUE, em 1980; o Banco de Sangue do Hospital Universitário, em 1982; o atendimento centralizado em Hematologia, em 1983; a construção do Hemoam, o início da interiorização e a Unidade de Coari (projeto piloto), em 1989; ampliação do Hemoam, em 1993; ampliação, em 2002, do Hemoam (leitos, central de Análises Clínicas), entre outros tópicos. O palestrante também ressaltou atividades como a execução da política de hemoterapia em todo o Estado.

O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN) estará realizando a Oficina até o dia 31 de janeiro, visando discutir a importância da Interação de Processos Hemoterápicos e objetivando capacitar profissionais que atuam diretamente na indicação de transfusão de hemocomponente adulto e infantil. A Oficina irá esclarecer as dúvidas existentes frente a esse processo, buscando a melhor assistência, qualidade e segurança do paciente.

Os temas do evento são: Hemoterapia e sua Evolução no Amazonas, Reações Transfusionais e Indicação de Transfusão em Pediatria. E, no terceiro dia, a partir das 13h, acontece a ação de doação de sangue Salvando Vidas, com o apoio da Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - Hemoam, mais conhecida como "Vampirão". O público alvo de ação de doação são os funcionários e público em geral que desejam realizar esse ato de amor ao próximo.

De acordo com a diretoria do CHZN, a oficina é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos no processo, tendo em vista a existência de uma Agência Transfusional no HPS Delphina Aziz, que atende a urgência e emergência do Pronto Socorro, bem como a assistência cirúrgica do hospital, tudo seguindo os protocolos e procedimentos estabelecidos pelo Hemoam.

Programação

  • Dia 29/01/2020
    • 14h - Abertura Oficial do Evento (Auditório HPS Delphina Aziz)
    • 14h15 - Ciclo de Palestras
    • 17h30 - Encerramento
  • Dia 30/01/2020
    • 14h - Abertura do Degundo Dia do Evento
    • 14h15 - Ciclo de Palestras
    • 17h30 - Encerramento
  • Dia 31/01/2020
    • 13h às 17h - Coleta de Sangue : Unidade Móvel de Coleta do Hemoam Vampirão
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner