Conselheira participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Ortopedista
A cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 19, na Câmara dos Deputados, em Brasília. No dia 19 de setembro é celebrada a fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia que em 2025 completará 90 anos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Fernando Baldy, compôs a mesa e iniciou seu discurso agradecendo o empenho da Câmara dos Deputados em prestar homenagem aos especialistas.
“Eu gostaria de cumprimentar todos os ortopedistas do Brasil. Desde aquele que às 5 da manhã está operando naquela cidadezinha pequena no interior do Amazonas até o que está nos grandes hospitais das nossas capitais trabalhando. Todos são importantes. Nós, da SBOT, queremos agradecer o trabalho extraordinário que eles prestam à sociedade brasileira”, disse Baldy.
Dr. Paulo Lôbo, 1º vice-presidente da sociedade, relembrou nomes que fizeram parte da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia durante discurso na tribuna.
“Eu estava pensando qual seria a alegria hoje de Luiz Rezendo Puech. Hoje, no fórum a gente discutiu tanto sobre liderança. Nós devemos muito a essas pessoas que naquela fundaram a nossa sociedade. Somos gratos aos líderes do passado e os que vieram depois. E quanto gente fez e trabalhou para que a SBOT chegasse aonde ela chegou”.
O 2º vice-presidente da SBOT, Dr. Miguel Akari destacou a modernização e crescimento na área. “São 90 anos da SBOT. Se olharmos a ortopedia nos primórdios e hoje aonde estamos chegando em tecnologia é um crescimento muito rápido. Estamos nos igualando a ortopedia dos grandes países de primeiro mundo. A SBOT está para manter o aprimoramento e para que seus sócios estejam cada vez mais atualizados”.
Dra. Shirllane Rodrigues, conselheira do CREMAM é médica especialista em Ortopedia e Traumatologia (CRM 8980 RQE 4795) acompanhou a cerimônia e definiu o momento como crucial na defesa da formação médica.
“A gente quer valorizar a formação do médico feita de forma integral ainda mais que ortopedia e traumatologia que é uma área clínica e cirúrgica. A prova de títulos que é tradicional e é uma chancela da própria Sociedade Brasileira de Ortopedia para testar qualificação e formação. Essa capacitação continua que a gente sabe que é necessária para formação profissional . Desejamos que mais mulheres queiram fazer a residência”.
O deputado federal, Dr. Luizinho (PPRJ) que requereu e conduziu a Sessão Solene em Homenagem aos Ortopedistas reforçou o compromisso em defender a medicina e saúde brasileiras.
“Nós só temos futuro dentro da Medicina Brasileira com mobilização. Eu aqui apresentei este ano o projeto de lei para introdução do Exame de Proficiência médica. Nós vamos lutar todos os dias ao longo desse mandato até aprovar”, concluiu o deputado.
Marcos históricos
- A Ortopedia foi uma das primeiras áreas médicas a ter exame de titulação no país;
- Em 1940, o ensino da Ortopedia passou a ser disciplina autônoma e obrigatória dos cursos de Medicina no Brasil.
Assista como foi a Sessão Solene aqui.