Rede dos Conselhos de Medicina
Diagnóstico e tratamento da taquiarritmia serão discutidos em encontro de médicos Imprimir E-mail
Qua, 17 de Novembro de 2010 10:25

Clínicos gerais, intensivistas e outros profissionais de prontos socorros de Araçatuba e região são convidados a participar do encontro “Taquiarritmia – avaliação e conduta”, que vai acontecer no dia 19 de novembro. O evento será promovido pela Regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0042.

O presidente da Regional Araçatuba, o Dr. Felipe Camelo Biagi, explica que a taquiarritmia é o batimento cardíaco rápido de maneira anormal, que pode causar coágulos, que, por sua vez, viajam do coração para o cérebro causando o ataque isquêmico. “Geralmente as pessoas que sentem palpitações correm para o pronto socorro, por isso é importante treinar os médicos que farão esse primeiro atendimento. Quais exames e tratamentos são indicados para cada caso”, explica o cardiologista.

O eletrocardiograma é a ferramenta básica para o diagnóstico da taquiarritmia, mas nos casos mais complexos o indicado é um estudo eletrofisiológico - uma forma de cateterismo cardíaco que estuda o funcionamento do sistema elétrico do coração. “Já o tratamento é feito com medicamentos antiarrítmicos. Quando o resultado não é satisfatório, submetemos o paciente um tratamento invasivo, por meio da ablação por cateter, que elimina a arritmia por completo”, conclui Biagi. 

O palestrante será o Dr. Dalmo Moreira, doutor em Ciências Médicas pela FMUSP, chefe da Seção Médica de Eletrofisiologia e Arritmia Cardíaca do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP.

Taquiarritmia – avaliação e conduta
Data: 19/11/2010
Horário: 19h30
Local: Mariá Plaza Hotel – Rua Anhanguera, 3909
Inscrições: www.socesp.org.br / (11) 3179-0042 (sem custos)
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner