Nova Gestão assume o Conselho Regional de Medicina do Amazonas
No último domingo (1), tomou posse a nova gestão 2023-2028 do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM). Na ocasião, foi realizada a plenária de posse e a eleição da diretoria ambas realizadas na sede do CREMAM. Na segunda-feira (2), foi realizada a solenidade de Posse em comemoração ao início dos trabalhos. O evento foi realizado no auditório Franco de Sá do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, localizado na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo.
A nova gestão após votação para diretoria, ficou defina como:
Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima – Presidente;
Amarildo Brito – Vice Presidente;
Juliana Santana de Melo Tapajós – Secretária – Geral;
Ana Wanda Guerra Barreto Marinho – Primeira Secretária;
Karla Cristina Silva Petruccelli Israel – Segunda Secretária;
Ricardo Góes Figueiras – Primeiro Tesoureiro;
Michel de Araújo Tavares – Segundo Tesoureiro;
Leonardo Costa Gobira – Corregedor de Sindicâncias;
Evandro Carlos Miola – Corregedor de Processos.
Pelos próximos cinco anos a nova gestão será composta por 20 médicos titulares e 20 suplentes, eleitos democraticamente pela comunidade médica. Esses profissionais assumiram um compromisso junto ao Conselho e a sociedade com a responsabilidade de zelar pela ética médica, qualidade na assistência e valorização da profissão.
Durante os próximos cinco anos, o CREMAM estabeleceu metas para melhorar a saúde no Amazonas, fortalecendo a ética e a excelência na prática médica. Esta solenidade marca não apenas uma transição de gestão, mas o início de um compromisso profundo e inabalável com o bem-estar da população.
“Nós somos 40 conselheiros e todos vão colaborar muito em todas as decisões do conselho. A nossa gestão está caracterizada pelo diálogo e pela aproximação das entidades jurídicas e políticas. Eu acho que é por aí que vai o caminho para a melhoria da medicina no estado do Amazonas”, destacou Jorge Akel, eleito presidente do CREMAM.
Diversas autoridades, representantes da comunidade médica e da imprensa participaram da solenidade. Durante o evento foi apresentado um balanço da gestão 2018-2023.
Balanço Gestão 2018-2023
Fiscalização: Nos últimos 5 anos, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM), realizou 860 fiscalizações, inscreveu 687 novas empresas médicas e estabelecimentos de saúde e apurou 87 denúncias de irregularidades. Somente este ano, 130 novas fiscalizações foram realizadas, tanto na capital quanto no interior.
Setor de Processos: Na função judicante, 647 sindicâncias foram instauradas, 663 foram apreciadas; o CREMAM também instaurou155 processos éticos e julgou 243.
Setor de Pessoa Física: Atualmente, o CREMAM possui 6.282 médicos ativos e 12.302 médicos inscritos. Nos últimos 12 meses, o Cremam realizou cerca de 14 mil atendimentos (Whatssap, inscrições, telefone, registro, transferência).
Setor de Pessoa Jurídica: No início da gestão de 2018, o Cremam tinha 201 empresas ativas e 610 inscritas. Atualmente, são 902 empresas ativas e 1.400 inscritas.
Dívida Ativa: Da gestão em 2018 a 2019 obteve um aumento no percentual de arrecadação da dívida ativa de 182%. Em 2023, o percentual de arrecadação apresenta um aumento de 229%.
Setor de Tecnologia da Informação: Em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM), foi realizada a substituição completa dos nossos computadores. Isso possibilitou uma melhoria significativa no atendimento aos médicos e à sociedade.
Instalamos um sistema moderno de videoconferência. Agora, reuniões podem ser realizados de forma hibrida (on-line e presencial), proporcionando maior celeridade aos processos.
Na área de internet, o Cremam implementou melhorias na distribuição do sinal e realizamos um upgrade. Instalamos e configuramos o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Processo Administrativo Eletrônico (PAE). Isso permite a digitalização da maioria dos processos que anteriormente eram executados manualmente.